Sondagens Subaquáticas com Campânula de Mergulho

Campânula de mergulho Geodrill tipo sino repousando em terra.As campânulas, também chamadas de sino de mergulho, são câmaras pneumáticas munidas de equipamento de sondagem, capazes de submergir na água para realizar ensaios de solo. Trata-se de um solução conhecida há mais de 40 anos no meio geotécnico brasileiro.

Em 2006, a Geodrill adequou as dimensões destas campânulas para execução de investigações geotécnicas como se a equipe estivesse em terra e criou, desenvolveu e patenteou um sistema de transporte e fundeio, sem utilização de grandes embarcações e guindastes. Este sistema, aliado à qualidade técnica das investigações, vem obtendo grande sucesso no Brasil, sendo aplicado em estudos de portos, terminais portuários, pontes de acesso, dragagem etc.

As campânulas Geodrill são inteiramente desmontadas, transportadas por meio rodoviário e montadas e lançadas ao mar, no próprio local dos serviços. A campânula montada tem 6m de altura e opera no mar com lâmina d’água entre 8m e 30m, podendo ser utilizada em lâminas d’água menores e, em condições de mar favoráveis, em lâminas d’água maiores, desde que com adequações estruturais.

Em 2013, a Geodrill já executou, com pleno sucesso, cerca de 700 pontos de investigação com campânula ao longo da costa brasileira e 15.000 metros de sondagem para diferentes clientes.

As operações de sondagem subaquática executadas à partir do interior da campânula só se iniciam quando o sino encontra-se totalmente submerso, apoiado e fundeado no leito marinho e o ambiente no seu interior estiver totalmente seco. As sondagens com campânula são executadas livres das ondas e correntezas marinhas e são monitoradas e comandadas, em tempo integral, por operador especializado utilizando câmeras de vídeo e fonia, a partir de uma embarcação posicionada na superfície, próximo à campânula.

Os equipamentos de sondagem e ensaios geotécnicos utilizados no interior da campânula são os mesmos utilizados nas sondagens em terra e seguem rigorosamente as Normas Brasileiras afins.

 

Campânula de mergulho montada indo ao mar.Campânula de mergulho para ensaio geotécnico em lâmina d'água.

 

Vantagens do sistema:

A campânula é uma alternativa ao uso de plataforma auto-elevatória e pode apresentar vantagens técnicas e financeiras quando ocorrerem as seguintes situações:

a) Quando o calado e porte das plataformas auto-elevatórias e das embarcações que lhe dão apoio têm dificuldade de navegação e acesso ao local dos serviços;

b) Quando o custo e o prazo de mobilização e desmobilização da plataforma é superior ao custo e prazo da campânula, que em geral é bem inferior.

c) Quando ocorre, no local dos furos, fundo marinho com camadas de solos moles a muito moles, que colocam em risco a estabilidade da plataforma;

d) Quando as sondagens forem executadas em períodos sujeito a condições adversas de mar, principalmente ondas altas e ventos fortes. Estas condições provocam para as plataformas quantidade significativa de dias parados com impacto nos custos e cronograma bem superiores ao uso das campânulas. Sob condições adversas de mar, as plataformas são mais sujeitas à paralisação, devido ao grande risco de acidentes graves com as equipes no transbordo para embarque e desembarque da plataforma e, também, por questões de segurança, há grandes riscos de acidente com a plataforma nas operações de elevação e descida das pernas, deslocamento e fundeio da plataforma.

e) Quando a lâmina d’água mais profunda, maior que 15m a 20m, exige o uso de plataformas de grande porte, assim como as embarcações que lhe dão apoio (rebocadores, helicópteros etc), que têm custo bem mais elevado que o das campânulas.

 

Campânula Geodrill para realização de ensaios geotécnicos subaquáticos.

Campânula tipo sino submergindo para a realização de sondagem geotécnica subaquática.

 

 

 

 

TOP